Noticias

Home » Noticias » Quase 13 mil sessões de Hemodiálise

Quase 13 mil sessões de Hemodiálise  01/02/2017

Um dos mais importantes serviços do Hospital Vida & Saúde fechou o ano com uma importante novidade: a ampliação do setor. A obra que teve início em novembro, deve ser finalizada em março de 2017. Com isso, será possível reduzir um turno de atendimento. Hoje o setor realiza tratamento de manhã, tarde e noite.

A Diretora Geral, Vanderli de Barros, destaca a relevância da obra, “Com a reforma poderemos absorver todos os pacientes em dois turnos(manhã e tarde), acabando com o terceiro turno, o que vai beneficiar principalmente os pacientes que vem de outros municípios”. O recurso para ampliação é decorrente de multa do Ministério Público do Trabalho, Procuradoria de Santo Ângelo, concedida pela Procuradora do Trabalho, Dra. Priscila Dibi Schvarz. O recurso foi obtido através de um Projeto de Ampliação e Melhorias na Unidade de Diálise no valor de R$ 482.735,00.

Outra excelente notícia é que as máquinas, para a nova área, já foram adquiridas com emenda do Deputado Federal Elvino Bohn Gass. Ao todo são 09 novas máquinas. Hoje, o setor conta com 3 salas de tratamento, com 18 máquinas no total, sendo 01 da UTI.  

A Hemodiálise do Vida & Saúde que é referência para região conta com uma média de 90 pacientes por mês. Em 2016, foram realizadas 12.946 sessões, em 2015, foram 12.867. Cerca de 60% dos pacientes são homens, e 40% mulheres. Dos pacientes em tratamento 20% estão na lista de espera para transplante, sendo que, em 2016, quatro conseguiram ser transplantados. O ano 2016, também foi marcado pela implantação da prescrição eletrônica, através do sistema Tasy.

A Enfermeira responsável pelo setor, Marina Schons destaca que são realizadas sessões na UTI adulto, “No ano que passou tivemos várias sessões, em pacientes graves que não tem condições de dialisar no setor de hemodiálise, e por isso, fazem o tratamento na UTI, foram mais de 220 sessões”. O hospital recebe pacientes de diversos municípios, sendo 45% dos atendimentos de Santa Rosa e 55% da região. O tratamento é realizado de segunda a sábado.  Normalmente o paciente realiza três sessões por semana, com duração de 4 horas cada. 

Confira Também