Humanização

Home » Serviços » Humanização

HUMANIZAÇÃO

EQUIPE 5s

O Programa 5s que começou no Japão, no início da década 50, com a ideia de promover qualidade e organização nas estruturas industriais, foi implantado no Hospital Vida & Saúde em 2000. A proposta envolve todos os setores do hospital e busca uma melhor organização no ambiente de trabalho, conforme o que determina os 5 sensos: utilização, ordenação, limpeza, saúde e auto disciplina.

O Hospital Vida & Saúde realiza diversas ações através do Projeto 5Ss, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no trabalho e fora dele, evitando desperdício e otimizando os recursos disponíveis. Para isso, uma equipe, composta por funcionários do Hospital, fica responsável por avaliar os setores. Depois estes recebem uma sinaleira representando como está o setor: verde, amarelo, vermelho. A meta não é julgar os funcionários, mas sim, estimulá-los a melhoria continua. As auditorias para avaliação dos setores são realizadas duas vezes ao ano.

EQUIPE DE HUMANIZAÇÃO

Equipe de Humanização foi criada a partir do Programa de Qualidade Vida & Saúde, em 15 de Outubro de 2002, contando com representantes das diferentes áreas e turnos da Instituição. Teve participação ativa nos programas do Governo Federal, participando efetivamente do PNHAH e atualmente do PHAS (HUMANIZASUS).

Tem como foco principal direcionar ações de humanização em todas as instâncias, voltadas à melhoria das relações internas para com os colaboradores, clientes e com a comunidade externa. O Hospital realiza diversas ações coordenadas por uma equipe de profissionais da Equipe de Humanização. Durante o ano, são realizados treinamentos com os profissionais da Instituição. O objetivo é estabelecer uma política de padronização do atendimento humanizado em todos os segmentos da Instituição. Também são realizadas ações para a comunidade. Todos os anos a equipe também realiza uma Ação Social na praça com atividades voltadas para a comunidade.

EDUCAÇÃO CONTINUADA

Profissionais cada vez mais qualificados. Esse é o objetivo do Projeto de Educação Continuada da Área Assistencial do Hospital. O trabalho é organizado pelos próprios profissionais da Instituição. Durante o ano são realizados encontros, com palestras, em dois turnos, para possibilitar que mais funcionários participassem.

Os temas trabalhados são definidos pelos próprios profissionais. Esse trabalho visa o constante processo educativo. Desta forma o Programa de Educação Continuada procura trazer os mais diversos temas que contribuem para o aperfeiçoamento e a atualização dos funcionários refletindo em melhores práticas assistenciais.

Desenvolver e implantar um Programa de Educação Continuada, sistematizado e respaldado em técnica adequada, com o compromisso de contribuir na transformação e conscientização dos colaboradores do Hospital Vida & Saúde, no sentido de assegurar um atendimento de elevado grau de qualidade à clientela e contribuir com a satisfação das pessoas.

GRUPO DA DOR

Desde 2016 um grupo de profissionais do Hospital Vida & Saúde se reúne para falar sobre a “dor”. A equipe multiprofissional reúne médicos, enfermeiros de todas as áreas, fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutica, assistente social e psicóloga.

O grupo se encontra e estuda de forma mais aprofundada o tema. Essa equipe também passou a realizar ações para quantificar a dor dos pacientes, facilitando assim, a avaliação da dor dos pacientes e a definição da conduta correta para cada tipo de dor, também, diminuindo os traumas da internação e dessa forma humanizando ainda mais o atendimento dos pacientes.

Estão sendo realizados treinamentos para as lideranças da Instituição conforme o protocolo. Também serão criados protocolos que facilitem a prescrição para pacientes crônicos, cirúrgicos, entre outros. Este é mais um importante passo que o hospital está dando em prol da Acreditação Hospitalar. O Vida & Saúde é o único hospital do interior do estado com o serviço de atenção a dor implementado.

BRIGADA DE INCÊNDIO

O Hospital Vida & Saúde investe todos os anos na qualificação e nos treinamentos dos profissionais. A intenção é que todos estejam aptos para auxiliarem em caso de incêndio. Por isso, desde 2013, foi formada a Brigada de Incêndio.

Todos os anos, os profissionais passam por atualização com ações divididas em duas fases. A primeira, foi realizada no início de agosto, teve conteúdos teóricos e práticos sobre prevenção de incêndio. Esse curso está sendo realizado novamente para capacitar os funcionários que começaram suas atividades no hospital recentemente. A segunda fase acontece em setembro com aulas teóricas e práticas referentes aos primeiros socorros.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

CUIDANDO DO CUIDADOR

Cuidado com quem dedica sua vida a cuidar de outros. Essa é a proposta do projeto “Cuidando do Cuidador”. A ideia surgiu com a equipe de Humanização, e tem como objetivo proporcionar um atendimento diferenciado ao funcionário do hospital, justamente no dia em que o trabalhador é homenageado, sem que precise sair do seu ambiente de trabalho.

A 1ª edição do projeto “Cuidando do Cuidador” ocorreu em maio de 2003, por ocasião do Dia do Trabalhador, quer resgate da cidadania, da auto-estima e de uma melhor qualidade de vida para todos os trabalhadores da nossa Instituição Hospitalar, angariando respeito e adesão de novos profissionais e voluntários da comunidade, contribuindo na efetivação do projeto.

Dentro deste propósito, a Equipe de Humanização que coordena as ações de humanização do Hospital Vida & Saúde, visa valorizar seus colaboradores, proporcionando a eles várias ações de saúde e bem estar, durante a sua jornada de trabalho, em uma estrutura montada dentro do próprio hospital. Entre as ações desenvolvidas estão: a realização do exame de mama e educação para o auto-exame, exame de Papanicolau, consulta de enfermagem, encaminhamento gratuito para as diferentes especialidades médicas de acordo com as necessidades, realização gratuita de exames complementares necessários, orientações sobre prevenção de doenças, orientações sobre stress laboral, verificação de peso ideal e orientação nutricional, verificação de PA, testes de glicose, massagem terapêutica, corte de cabelo, manicura, tratamento de pele e técnicas de maquiagem, orientações e encaminhamentos jurídicas, verificação da pressão do olho e avaliação de lesão de pele.

CURSO DE GESTANTE

Esta é mais uma ação voluntária do Hospital Vida & Saúde para a comunidade. O curso tem duração de uma semana e reúne profissionais da Instituição e profissionais de fora que trabalham de forma voluntária, “Estamos felizes com o grande número de participantes em todas as edições, o que reforça a importância desse nosso trabalho para a comunidade”, destaca a enfermeira responsável, Gilmara Vessozi.

O Curso reúne os seguintes profissionais: Assistente Social, Psicóloga, Anestesista, Obstetra, Pediatra, Enfermeiros, Fonoaudióloga, Odontopediatra, Nutricionista e Fisioterapeuta. Durante uma semana, em todas as noites do curso, são realizadas palestras de cerca de 2 horas, onde os participantes podem aproveitar para tirar dúvidas. No último dia é realizada uma visita na maternidade e as gestantes receberão certificado.

Todas as gestantes e seus familiares podem participar. O objetivo é de esclarecer as dúvidas e preparar as mamães e os familiares para este momento tão importante. As participantes não precisam se inscrever, apenas comparecer na Instituição.

GRUPO DE APOIO

Familiares e pacientes da Hemodiálise e da Quimioterapia do Hospital Vida & Saúde, agora, contam com mais uma ajuda importante. Começaram a ser realizados os Grupos de Apoio. Na ocasião, o participante obtém mais informações sobre o tratamento, de forma geral, e pode tirar dúvidas com os profissionais, sobre cada caso. Nesta quinta-feira(20), foi realizado o encontro com o grupo da Hemodiálise. Na ocasião, eles puderam aprender um pouco, com a nutricionista do Hospital, Sabrina Dalmolin. Ela abordou a importância dos cuidados com a alimentação, “A nutrição faz parte do tratamento, por isso, é muito importante que nossos pacientes tenham alguns cuidados e a ajuda dos familiares é fundamental”, destaca Sabrina. Dona Nelci Jara é de Porto Lucena e veio especialmente para o grupo. Ela que é familiar de paciente aprovou a iniciativa, “Acredito que o grupo foi importante para o conhecimento, pois foi bem explicado. Esperamos que tenha continuidade, pois nos ajuda”. A iniciativa é da Equipe Multidisciplinar do Hospital. O objetivo é proporcionar momentos de troca de experiências sobre as dificuldades, e em conjunto, encontrar alternativas para melhorar a qualidade de vida do paciente durante o tratamento. Os encontros serão realizados a cada dois meses. Cada um terá um profissional que abordará um tema específico. Após será realizada uma conversa com o grupo. A equipe multidisciplinar do Vida & Saúde conta com nutricionistas, psicólogas, assistente social, enfermeiros e médicos.

Familiares e pacientes da Hemodiálise e da Quimioterapia do Hospital Vida & Saúde, agora, contam com mais uma ajuda importante. Começaram a ser realizados os Grupos de Apoio. Na ocasião, o participante obtém mais informações sobre o tratamento, de forma geral, e pode tirar dúvidas com os profissionais, sobre cada caso.

O objetivo é proporcionar momentos de troca de experiências sobre as dificuldades, e em conjunto, encontrar alternativas para melhorar a qualidade de vida do paciente durante o tratamento. Os encontros serão realizados a cada dois meses. Cada um terá um profissional que abordará um tema específico. Após será realizada uma conversa com o grupo. O trabalho faz parte das ações da equipe multidisciplinar do Vida & Saúde que conta com nutricionistas, psicólogas, assistente social, enfermeiros e médicos.

VOLUNTÁRIOS

O Hospital participa do Programa dos Parceiros Voluntários, da ACISAP. Com esse apoio da entidade diversas ações são realizadas na Instituição. Na Hemodiálise, um trabalho das escolas, através do Projeto Tribos, está sendo implementado para os pacientes. Além desse apoio o Vida & Saúde Voluntários realizam belo trabalho na Instituição

Durante todo o ano, diversos voluntários de Santa Rosa realizam um bonito trabalho no Hospital Vida & Saúde. Um destaque especial é a Liga de Combate ao Câncer que desde 1.997 organiza ações para os pacientes da Quimioterapia. O “Projeto Alegria” proporciona motivação durante o tratamento.

Assim como a Liga, outras entidades, empresas e igrejas também realizam trabalho voluntário no Hospital durante o ano. As datas comemorativas são sempre lembradas. A Instituição conta com o apoio da comunidade. Na Pediatria, o belo exemplo, vem de uma voluntária muito querida no setor. Dona Fátima há anos visita regulamente as crianças e realiza brincadeira e conta histórias. São muitos os exemplos de pessoas que prestam esse serviço para os pacientes.

O Hospital, em conjunto com a Acisap também participa do programa Parceiros Voluntários. Então as pessoas que tiverem interesse podem se informar. Toda ajuda é sempre bem vinda pelo Vida & Saúde.

AÇÃO SOCIAL

Um dia de prevenção e conscientização. O Hospital Vida & Saúde realiza todos os anos uma Ação Social. A atividade é realizada na Praça da Bandeira em comemoração ao aniversário da Instituição. Diversos profissionais do hospital atuaram de forma voluntária nessa ação. São realizados serviços como: verificação de pressão e teste de glicose. Médicos participaram dando orientações para comunidade. Também são realizadas orientações com nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga.

Confira Também

Horário de visitas

* Permanece negado a entrada com chimarrão e o

acesso de crianças menores de 12 anos.