Humanização faz parte do que somos

Conheça nossos projetos e ações sociais.

O Programa 5s, que foi implantado no Hospital Vida & Saúde em 2000, começou no Japão, no início da década 50, com a ideia de promover qualidade e organização nas estruturas industriais. A proposta envolve todos os setores do nosso hospital e busca a melhor organização no ambiente de trabalho, conforme o que determina os 5 sensos: utilização, ordenação, limpeza, saúde e auto disciplina.

Realizamos diversas ações por meio do projeto com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no trabalho e fora dele, evitando desperdício e otimizando os recursos disponíveis. Para isso, uma equipe, composta por funcionários, fica responsável por avaliar os setores. 

Depois disso, recebem uma sinaleira representando como está o setor: verde, amarelo, vermelho. A meta não é julgar os funcionários, mas estimulá-los à melhoria contínua por meio de auditorias para avaliação dos setores – realizadas duas vezes ao ano.

A Equipe de Humanização foi criada a partir do Programa de Qualidade Vida & Saúde, em 15 de Outubro de 2002, contando com representantes das diferentes áreas e turnos da nossa Instituição. Teve participação ativa nos programas do Governo Federal, atuando efetivamente no PNHAH e atualmente no PHAS (HUMANIZASUS).

O foco principal é direcionar ações de humanização em todas as instâncias, voltadas à melhoria das relações internas para com os colaboradores, clientes e com a comunidade externa. Desenvolvemos diversas ações coordenadas por uma equipe de profissionais da Equipe. 

Durante o ano, temos treinamentos com os profissionais da Instituição: o objetivo é estabelecer uma política de padronização do atendimento humanizado em todos os segmentos da Instituição. Também são realizadas ações para a comunidade: anualmente a equipe faz uma ação social na praça com atividades voltadas para todos.

Manter os profissionais atualizados e promover a melhoria contínua dos processos são alguns dos objetivos do Núcleo de Educação Corporativa.

Através de treinamentos realísticos, aliados a teoria dos processos e protocolos, o Hospital Vida & Saúde realiza um intenso trabalho de atualização constante com seus profissionais.

Desde 2016, um grupo de profissionais do Hospital Vida & Saúde se reúne para falar sobre a dor. A equipe multidisciplinar reúne médicos, enfermeiros de todas as áreas, fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutica, assistente social e psicóloga.

Essa equipe também passou a realizar ações para quantificar a dor dos pacientes, facilitando a avaliação da dor e a definição da conduta correta para cada tipo de caso, diminuindo os traumas da internação e humanizando ainda mais o atendimento aos pacientes.

São realizados treinamentos para as lideranças da nossa Instituição conforme o protocolo. Também são criados protocolos que facilitam a prescrição para pacientes crônicos, cirúrgicos, entre outros. É mais um importante passo em prol da Acreditação Hospitalar – o Vida & Saúde é o único hospital do interior do estado com o serviço de atenção à dor implementado.

No Hospital Vida & Saúde, investimos todos os anos na qualificação e nos treinamentos dos profissionais – a intenção é que todos estejam aptos para auxiliarem em caso de incêndio. Por isso, desde 2013, foi formada a Brigada de Incêndio.

Anualmente, os profissionais passam por atualização com ações divididas em duas fases: a primeira teve conteúdos teóricos e práticos sobre prevenção de incêndio; já a segunda fase, contou com aulas teóricas e práticas referentes aos primeiros socorros.

Cuidado com quem dedica sua vida a cuidar de outros: essa é a proposta do projeto Cuidando do Cuidador. A ideia surgiu com a equipe de Humanização e tem como objetivo proporcionar um atendimento diferenciado aos nossos funcionários no dia em que o trabalhador é homenageado.

A 1ª edição do projeto ocorreu em maio de 2003, por ocasião do Dia do Trabalhador, para um resgate da cidadania, da auto-estima e de uma melhor qualidade de vida para todos os trabalhadores, angariando respeito e adesão de novos profissionais e voluntários da comunidade.

Dentro deste propósito, a Equipe de Humanização que coordena as ações de humanização do Hospital Vida & Saúde, visa valorizar seus colaboradores, proporcionando várias ações de saúde e bem estar durante a sua jornada de trabalho, em uma estrutura montada dentro do próprio hospital.

Entre as ações desenvolvidas estão:

Entre as ações desenvolvidas estão:

Com a pandemia, o Hospital Vida & Saúde passou a disponibiizar o Curso de Gestantes no formato online. Agora, as gestantes podem assistir videoaulas no conforto de suas casas. Os vídeos foram preparados e apresentados pelos profissionais do Hospital, apresentando as principais dúvidas das mamães e dos papais neste período tão especial. 

 

Familiares e pacientes da Hemodiálise e da Quimioterapia do Hospital Vida & Saúde contam com mais uma ajuda importante, os Grupos de Apoio. O participante obtém mais informações sobre o tratamento, de forma geral, e pode tirar dúvidas com nossos profissionais.

 “A nutrição faz parte do tratamento, por isso, é muito importante que nossos pacientes tenham alguns cuidados e a ajuda dos familiares, que é fundamental”, destacou a nutricionista Sabrina Dalmolin em um encontro realizado com o grupo de Hemodiálise. 

Dona Nelci Jara, que tem um familiar como paciente, é de Porto Lucena e veio especialmente para o grupo: “Acredito que o grupo é importante para o conhecimento, pois foi tudo bem explicado. Esperamos que tenha continuidade, pois nos ajuda”. 

A iniciativa é da Equipe Multidisciplinar e o objetivo é proporcionar momentos de troca de experiências sobre as dificuldades e alternativas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes durante o tratamento. Os encontros são realizados a cada dois meses. A equipe multidisciplinar do Vida & Saúde conta com nutricionistas, psicólogos, assistente social, enfermeiros e médicos que atendem pacientes não só da hemodiálise, como da quimioterapia também.

Nosso Hospital participa do Programa dos Parceiros Voluntários, da ACISAP. Com esse apoio da entidade, diversas ações são realizadas na Instituição: na Hemodiálise, está sendo implementado um trabalho das escolas, por meio do Projeto Tribos. Além desse apoio, o grupo Vida & Saúde Voluntários realiza um belo trabalho.

Durante todo o ano, diversos voluntários de Santa Rosa atuam no Hospital Vida & Saúde: um destaque é a Liga de Combate ao Câncer, que desde 1997 organiza ações para os pacientes da Quimioterapia, e o Projeto Alegria, que proporciona motivação durante o tratamento.

Assim como a Liga, outras entidades, empresas e igrejas também realizam trabalho voluntário em nosso Hospital durante o ano e contamos com o apoio da comunidade. Na Pediatria, o exemplo vem de uma voluntária muito querida no setor: Dona Fátima, que há anos visita regularmente as crianças, realiza brincadeira e conta histórias. São muitos os exemplos de pessoas que prestam esse serviço para os pacientes.

Nosso Hospital, em conjunto com a Acisap, também participa do programa Parceiros Voluntários. As pessoas que tiverem interesse podem se informar, pois, para nós, toda ajuda é sempre bem vinda pelo Vida & Saúde.

Ficou com alguma dúvida?

Fale conosco

Horário de atendimento

24 horas

Rua Dr. Francisco Timm, 656 – Centro
CEP 98780-803
Santa Rosa RS