O êxito no desenvolvimento de projetos do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) no HVS foi tema na programação do XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS 2025). Realizado de 15 a 18 de junho, em Belo Horizonte/MG, o evento reuniu cerca de 14 mil participantes de todo o país.
A convite do Ministério da Saúde, o trabalho do HVS foi apresentado durante a mesa “O Protagonismo do Gestor Municipal/Estadual no Fortalecimento das Políticas de Atenção à Saúde Oncológica e da Pessoa com Deficiência por Meio dos Programas PRONON e PRONAS/PCD”. Na oportunidade, a assessora de projetos do Vida & Saúde, Luciene Schröder, destacou a importância do programa para a instituição, enfatizando como ele contribui diretamente para o diagnóstico, a agilidade e a resolutividade dos tratamentos de pacientes com câncer. O presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), Délcio Stefan acompanhou a apresentação do HVS, ressaltando o comprometimento dos gestores municipais com a rede hospitalar e os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A execução dos projetos por meio do PRONON está diretamente alinhada ao nosso planejamento estratégico, pois fortalece a estrutura dos nossos serviços de referência. A parceria com os gestores públicos é fundamental e tem refletido em mais qualidade, segurança e resolutividade no atendimento aos pacientes”, destaca o presidente do Hospital Vida & Saúde, Sidnei Strejevitch.



Credenciado no Programa desde 2013, o Hospital Vida & Saúde aprovou importantes projetos que qualificaram o atendimento aos pacientes oncológicos do SUS no Hospital, como a aquisição de equipamentos de diagnóstico e melhorias no setor de Oncologia. Em dez anos, foram nove projetos aprovados, totalizando mais de R$ 20 milhões em investimento – viabilizados através de doações de empresas ao Programa.
“Foi gratificante apresentar os resultados obtidos dentro do PRONON. Através desse programa foi possível transformar o atendimento na área da oncologia do Hospital Vida & Saúde, tanto no diagnóstico precoce, quanto nas cirurgias e tratamento do câncer. O convite à nossa instituição representou a oportunidade de realizarmos uma prestação de contas e um agradecimento a todos os envolvidos na realização desses projetos: Ministério da Saúde, os nossos gestores municipal e estadual e as empresas doadoras, imprescindíveis nessa construção”, destacou a assessora de projetos do HVS.