A humanização nos pequenos gestos

Oferecer novos sentidos, acolhimento e carinho. É com esses objetivos, que a equipe do Hospital Vida & Saúde desenvolve uma série de ações voltadas à humanização na assistência. Com um olhar atento às necessidades de cada paciente, a equipe busca oferecer experiências que vão além do tratamento com protocolos e medicamentos, mas que olha para o individual de cada paciente.

Um exemplo deste tipo de cuidado, são as ações realizadas pela equipe da UTI, que além dos passeios terapêuticos no pátio do Hospital, também promove momentos especiais de acordo com os pedidos, e as condições de cada paciente. Recentemente a equipe preparou um piquenique para a paciente Carolina Kummetz, seu filho e seus pais. A ação foi coordenada pela equipe multidisciplinar, através da psicóloga e da fisioterapeuta, mas com o apoio de toda equipe da Unidade. “Do ponto de vista psicológico, experiências como essa reduzem o estresse, aliviam a ansiedade e proporcionam conforto emocional — tanto para a paciente quanto para quem a ama. Esses momentos promovem conexões profundas, fortalecem o apoio afetivo e ajudam a criar uma rede emocional que pode fazer toda a diferença no processo de recuperação”, explica a psicóloga Camilla Strake.

Pensando no bem-estar da paciente, a ação observou todos os cuidados necessários para o caso de Carolina, que pôde ao lado da família registrar memórias especiais dentro do ambiente hospitalar. “Vivenciar esse momento ao lado do filho e dos pais, devolve à paciente algo essencial: o sentido da própria existência além da doença. Ela pode se reconhecer novamente como mãe, filha, parte de uma família. Esse contato com a vida cotidiana resgata sua identidade, sua dignidade, e fortalece sua vontade de lutar. Para a família, esse instante rompe, ainda que por pouco tempo, com o medo e a insegurança trazidos pela UTI. Permite trocar carinho, olhar nos olhos, rir juntos — e guardar uma lembrança boa, cheia de afeto, em meio a um período tão difícil”, finaliza a psicóloga.

Notícias relacionadas

Visita Técnica Acadêmica

Benchmarking

Através do programa Benchmarking possibilitamos o agendamento de visitas técnicas à instituição. Trata-se de uma experiência única de apresentação e compartilhamento de práticas desenvolvidas no Hospital, incluindo programas, projetos, serviços e sistemas de gestão.

Para agendar sua visita basta preencher o FORMULÁRIO, que nós entraremos em contato.

A visita será organizada de acordo com a sua solicitação e personalizada de forma exclusiva, de acordo com o que foi solicitado.