Ações de educação nutricional para pacientes da Hemodiálise

Ao longo de 2023, mais de 800 pacientes passaram pelo setor de Hemodiálise do Hospital Vida & Saúde. Com sérios problemas renais, estes pacientes alteram suas rotinas durante os longos tratamentos. É neste cenário, que o HVS oferece mais do que a diálise e a assistência médica, mas oferece também um importante suporte: o nutricional.

Integrando uma equipe multidisciplinar, a nutrição desenvolve um papel fundamental no dia a dia desses pacientes. “O acompanhamento nutricional é um grande pilar dentro do tratamento da doença renal crônica. No entanto é um assunto muito complexo, com muitas variáveis, sendo importante particularizar o caso de cada paciente”, explica a médica nefrologista da Hemodiálise, Dra. Caren Gross.

Pensando nisso, a equipe de nutrição tem desenvolvido atividades de Educação Nutricional, tornando o momento lúdico, interativo e de fácil entendimento. Como forma de esclarecer aos pacientes quais alimentos podem ser consumidos sem prejuízo a saúde, são realizadas ações como descrição de dieta individualizada, avaliação de exames mensais junto com a equipe de diálise e encontros semestrais com palestras sobre alimentação.

“Ter a equipe de nutrição dentro da sala de diálise, individualizando cada caso se torna fundamental para o tratamento deles. Não adianta indicar medicações e fazer a melhor diálise, se a parte nutricional não está bem”, destaca a Nefrologista. Além do contato individualizado com os pacientes, a equipe produziu dois grandes banners localizados no acesso as duas salas de diálise do Hospital. Os materiais destacam os alimentos ricos em fósforo e potássio e seus cuidados para pacientes renais crônicos, além de ser uma importante alternativa visual para que os pacientes fixem este tipo de informação.

Notícias relacionadas