Banco de Leite celebra 05 anos de atividade

O Banco de Leite Humano do Hospital Vida & Saúde completa nesta sexta-feira, 22 de março, 05 anos de atividade. Localizado no pátio interno do Hospital, o Banco de Leite transformou a vida de muitas mães e bebês: ao longo desses cinco anos, 38.843 lactantes receberam algum tipo de atendimento pelas profissionais do BLH.

Reconhecido como um importante espaço de acolhimento, é no Banco de Leite, que as mamães recebem orientações sobre o aleitamento materno, dicas para o momento da amamentação, apoio através do serviço de laserterapia e todo o suporte necessário para esse momento tão importante.

Mãe do Yuri Kunkel Spies, de 04 meses, Cristina Kunkel foi uma das tantas mães que passou pelo Banco: “Mãe de primeira viagem, sem experiência na amamentação e com o filho nascido com 32 semanas… Uma soma de fatores para dificultar a amamentação. Porém comigo a história teve um percurso um pouco diferente, por um motivo especial… a visita, orientação, incentivo das colaboradoras do BANCO DE LEITE! Todas as visitas que recebi na maternidade e as idas ao Banco de Leite, o clima era o mesmo: cheio de alegria, motivação e entusiasmo”, relata.

Outro fundamental serviço do Banco, é o acolhimento de mães doadoras de leite. No BLH,  elas realizam o cadastro e recebem todas as orientações sobre coleta e doação. O leite doado é encaminhado para os bebês internados na UTI Neonatal. Nestes cinco anos, o Banco distribuiu 2.618 litros de leite materno para 1.889 recém-nascidos.

Com 20 dias de vida, a pequena Manuela Luisa é um dos 10 bebês internados na UTI Neonatal atualmente. É com o apoio do BLH, que a mãe Ana Paula Heck, tem conseguido realizar as coletas de leite para alimentar a pequena. “O Banco de Leite tem prestado um trabalho fantástico. Me visitaram diretamente no quarto da Maternidade enquanto minha bebê estava na UTI Neonatal ensinando os primeiros passos da amamentação. As meninas são super prestativas, atenciosas e carinhosas, acolhendo as mamães, explicando o passo a passo da amamentação e auxiliando nas coletas do leite. Para mim, mãe de primeira viagem fez toda a diferença. Me faz sentir segurança e ter o apoio para uma amamentação mais humanizada”, conta.

A busca por mais doadoras

Um trabalho constante em busca de doadoras externas, é realizado ao longo de todo ano. Mas no mês em que comemora 5 anos, o Banco de Leite conta com uma queda no número de doadoras, e consequentemente, de estoque. “A importância da doação do leite materno está no desenvolvimento dos bebês prematuros internados na UTI Neonatal, já que este é o alimento mais rico em nutrientes que eles podem receber. Em função de uma série de fatores, nem todas as mães dos bebês internados conseguem produzir leite neste período, tornando fundamental o apoio com doações externas de outras lactantes”, explica a coordenadora do Banco de Leite, nutricionista Marilia Fernandes.

De dezembro a março, o Banco de Leite contou com uma queda de 30% de entrada de leite materno. Para reverter esse número, o Banco está à disposição para receber novas doadoras. Para tornar-se uma doadora, basta se dirigir ao Banco de Leite, realizar o cadastro e os exames laboratoriais gratuitos.

Com mais doações, histórias como a de Cristina, a mãe do Yuri, continuarão sendo contadas com finais felizes: “Ao me perguntarem “que diferença o Banco de Leite fez em minha vida?” A resposta é simples… Fez toda a diferença, e hoje sou realizada em poder alimentar meu filho com leite exclusivo e ver ele crescendo.  Sou grata a cada uma das meninas, que nos acolhe como sendo da família”, finaliza.

O Banco de Leite está aberto todos os dias, das 07h às 19h. Dúvidas podem ser encaminhadas para o WhatsApp (55) 93618-6871.

Notícias relacionadas