Passeios terapêuticos são aliados no tratamento de pacientes da UTI

O processo de internação em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pode despertar muitos medos e incertezas. É neste momento que o apoio familiar e a segurança técnica de profissionais fazem a diferença! É pensando neste cenário, que a equipe multiprofissional do Hospital Vida & Saúde tem oferecido um novo fôlego aos pacientes internados por longos períodos na UTI Adulto, promovendo passeios terapêuticos.

“Passeios terapêuticos proporcionam inúmeros benefícios para o paciente e seus familiares, permitindo que os mesmos relembrem que existe vida além das paredes da UTI, elevando a autoestima e sensação de bem-estar, fazendo com que o período difícil de internação seja mais ameno, além de estimular mobilizações precoces conforme estabilidade clínica”, destaca a fisioterapeuta Jaqueline Madril.

O passeio é realizado com os pacientes que estão orientados e conscientes. Eles passam por avaliação da equipe multiprofissional, e precisam apresentar condições físicas para sair por um tempo da UTI. Acompanhados da psicóloga, da fisioterapeuta e da equipe de enfermagem da UTI, o paciente vislumbra um cenário bem diferente do espaço da UTI, podendo circular no pátio interno da instituição. “A ideia é individualizar o cuidado e fortalecer o enfrentamento do processo de hospitalização, focando na humanização do tratamento”, explica a psicóloga Camilla Viana.

Os passeios têm possibilitado novos cenários no pátio do Hospital, com momentos em família, como foi o caso do paciente Cristian Kaiser, que pôde aproveitar o passeio na companhia da família. Caso semelhante foi o de Márcia Machado, internada durante quinze dias na UTI, ela também foi uma das pacientes que usufruiu do passeio. Acompanhada pela família, Marcia aproveitou o momento no pátio, na companhia do esposo, irmã, filho e netos.

Para quem passou pela experiência, os minutos ao ar livre foram transformadores: “Foi como respirar novamente! No ambiente dentro da UTI por mais que tenha todos os cuidados e as meninas sejam incríveis, você passa por muita coisa e presencia os outros passarem também pela mesma situação ou as vezes pior. Conforme vai passando os dias você começa a se sentir sufocada, se sentir só e longe da sua família esse sentimento fica cada vez mais aflorado, ter esse momento de lazer com a minha família os meus netos principalmente trouxe um ânimo a mais, uma força a mais para encarar toda a situação, ver o sol e respirar um ar puro é com certeza um sopro de vida”, conta Márcia, que hoje se recupera em casa, na sua cidade natal.

Notícias relacionadas