Primeira captação de órgãos de 2024 no Vida & Saúde

O Hospital Vida & Saúde realizou nesta terça-feira (9), a primeira captação de órgãos deste ano. Vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC), o paciente de 65 anos, teve o diagnóstico de morte encefálica ainda na segunda-feira (8). Com o apoio dos profissionais da Comissão Intra-Hospitalar de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), a família do paciente optou pela doação de órgãos, que resultou na captação de rins, fígado e córneas.

A partir do apoio da Central de Transplantes do RS, uma equipe de Porto Alegre se deslocou até Santa Rosa para a realização da captação, que foi realizada durante a manhã.

Desde o início deste ano, a CIHDOTT acompanhou sete protocolos de morte encefálica. “A abertura de um protocolo de ME nem sempre significa que evoluirá para doação de órgãos. A captação depende de diversos fatores como condições clínicas do paciente, aceite dos familiares e indicação da Central de Transplantes. Nosso trabalho é prestar toda assistência necessária aos familiares do paciente neste momento, e organizar a documentação e logística para o suporte da equipe da Central que se desloca desde Porto Alegre”, explica a coordenadora da Comissão, enfermeira Thanyse Kretschmer.

De acordo com dados do Estado, obtidos até o mês de fevereiro, cerca de 27% das notificações de morte encefálica evoluíram para a doação de órgãos em 2024. Outro dado importante é o número de transplantes: foram 114 realizados no Estado nos dois primeiros meses do ano.

Notícias relacionadas