UPA realizou mais de 11 mil atendimentos em 2024

Com o aumento dos casos de dengue, o Hospital Vida & Saúde tem enfrentado um aumento significativo de atendimentos ambulatoriais, internações, urgência e alta demanda de exames. Mas é na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), principal porta de entrada de casos de dengue e de emergência, que se concentram os maiores índices de atendimento.

Considerando os dados de janeiro e fevereiro, a Unidade já registrou 11.182 atendimentos – número bem superior ao mesmo período do ano passado, quando foram realizados 9.261 atendimentos. Entre eles, pelo menos 20% correspondem a atendimentos de idosos e cerca de 15% são atendimentos pediátricos, considerados prioritários na escala.

“Habitualmente a UPA já conta com um grande fluxo de pacientes, no entanto, com o aumento dos casos de dengue este fluxo aumentou bastante, impactando também no tempo de espera. É importante ressaltar que, além da dengue, a UPA continua atendendo os casos de urgência e emergência de todas as outras patologias”, destaca o gerente de urgência e emergência, enfermeiro Silvano Cervo.

Em janeiro, o Serviço de Controle de Infecção do Hospital notificou 23 casos de pacientes com suspeita de dengue, já em fevereiro, foram 545 notificações.  Os casos correspondem a pacientes que procuraram atendimento na UPA com sintomas característicos da doença, mas ainda sem a realização do teste. A partir das notificações, os pacientes realizam o teste para confirmação do diagnóstico, que é realizado pela Fundação Municipal de Saúde (FUMSSAR) nas Unidades Básicas de Saúde do Município.

Diante deste aumento nos atendimentos, a recomendação é que pacientes com sintomas leves de dengue procurem atendimento na Unidade Básica de Saúde de sua referência. Em caso de sintomas graves da doença, o paciente deve procurar a UPA.

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